Publicado por: socorrismo | 10 Outubro , 2008

Se eu estiver doente em casa o INEM leva-me ao Hospital?

O INEM não tem a função de transportar doentes.

O INEM só acciona os seus meios, ambulâncias ou Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação sempre que exista perigo de vida.

No caso presente, terá que ser chamada uma ambulância dos Bombeiros ou uma ambulância privada que fazem o transporte de doentes para o Hospital desejado.

 

in www.inem.pt

 

 

Cumprimentos,

 

O Grupo SOCORRISMO


Respostas

  1. Olá! Acho que em Portugal existe muito a crença de que só o INEM faz emergência médica, o que não é verdade! Tanto os Bombeiros como a Cruz Vermelha também o fazem e diga-se de passagem, que têm formação para tal! Disseram, e muito bem, neste Post, que caso não haja risco de vida, podem chamar uma ambulância dos Bombeiros ou Privada. No entanto não referiram a Cruz Vermelha que também o faz! Não sei se foi esse o motivo, mas há muita gente que me chama Bombeira, quando estou ao serviço da Cruz Vermelha. Não sou Bombeira, sou Socorrista. O Bombeiros e os Socorristas, apesar de trabalharem para o mesmo fim, não são o mesmo.
    Acho que o vosso Blog está muito bem construido!
    Fiquem bem *

  2. Ola a todos, antes de mais, quero dar os parabens a todos os que trabalham nesta pagina, acredito que continue o optimo trabalho e cultura.
    No seguimento do blog, queria deixar a minha opiniao e algum conhecimento na area ja que, sou Bombeiro/Socorrista e empregado em Empresa Privada de Ambulancias.

    Antes de se “inventar” o INEM,1 serviço Nacional (do estado) para Emergencia Medica, mais directamente ligado ao Sist.Saude Nacional, ja exitiam a CVP, que tinha e tem a mesma funçao que o INEM mas em regime militar”izado”, e menos “nacionalizado”, que tambem conjuga o transporte de doentes; e os Bombeiros, que desde a sua existencia sempre foram os primeiros a ser chamados em qualquer situaçao de emergencia medica ou outras.
    So num passado recente temos as empresas privadas que alem d serem de transporte,tambem fazem emergencia medica!

    Em todas estas instituiçoes, os seus voluntarios ou Empregados estao qualificados com os devidos cursos de Socorrismo basico, com a respectiva experiencia! Sao todos socorristas, e todos os dias, desde que concluiram o curso e actuem conforme a experiencia.

    É engraçado chamarem Bombeiro a 1 Socorr. da CVP, porque os 2 Fazem melhor serviço que so o INEM, apesar dos Bombeiros estarem + “agregados” a este!

    A diferença entre o Socorr.Bombeiro e o da CVP, é que, enquanto a CVP é mais concentrada em serviços de saúde, os Bombeiros têm outro tipo de formaçao e funçoes de Socorro,como os incendios, Serviço Desencarceramento,entre outros.

    Mas para concluir… :):) … Acho que para alem das instituiçoes, o que é de louvar e cativar é que “estamos todos para servir o proximo e promover o bem estar da sociedade”

    Despeço-me deixando crumprimentos a todos os colegas Socorristas/Bombeiros, aos autores, administ. e participantes do site, á escola M.Torga e especialmente, a quem conseguiu perder uns “minutos” a ler este meu post!:):)

    Paulo Baptista

  3. Boa tarde, antes de mais gostaria de felicitar os autores deste blogue, pela necessidade de todos os dias e cada vez mais informar o público em geral.
    Antes de mais gostaria de esclarecer a Ana e dizer que sim, o INEM maioritariamente e unicamente ocorre a emergências médicas, ficando os postos pem dos bombeiros e cvp responsáveis pelos restantes serviços a que são atribuídos ficha CODU; apenas achei por bem diferenciar, pois os bombeiros/cvp além das emergências fazem os habituais transportes.
    Sr Paulo Batista utilizou uma expressão onde foi pouco feliz e que me fez escrever este comentário pois atingiu me e passo a citar:

    “É engraçado chamarem Bombeiro a 1 Socorr. da CVP, porque os 2 Fazem melhor serviço que so o INEM, apesar dos Bombeiros estarem + “agregados” a este!”

    Sr Paulo sou TAE no INEM desde 2007 onde efectuei todos as provas e cursos necessários para o desempenho das minha funções, quase uma vez por mês ou sempre que surgem as oportunidades, eu pago formação para a minha pessoa, porque o saber não ocupa lugar e porque o ser humano merece sempre mais.
    Recentemente aderi a causa da Cruz Vermelha Portuguesa, que embora, não diferente do meu trabalho diário, lá presto um serviço comunitário/voluntário e com o qual me sinto igualmente bem.
    Quanto a sua expressão, Sr Paulo CVP/Bombeiros/INEM , são 3 instituições que devem andar de mão dada todos os dias, conhecendo os 3 lados, digo com toda a convicção, nas 3 instituições existem bons profissionais e maus profissionais, tal como nos bancos e nas padarias, todos juntos podemos ser muito melhor do que somos agora e fazer muito mais; cada Socorrista, cada Bombeiro bom profissional nada mais é do que isso se não enaltecer o seu trabalho e sem elevar/renovar a vontade dos colegas.

    “Se uma maçã podre estraga as outras da cesta, um agricultor pode limpar a vesta e ter uma boa produção.”

    Já agora aproveito a ocasião:

    Fil inicio a 18 de março “Segurex”– boa opotunidade para a titular particular actualizar os nossos materiais de socorro.

    Viseu, 27 e 28 de Março — oportunidade de formação– IV Jornadas de Urgência e Emergência

    Peço desculpa pela extensão de palavras e espero nao ser mal interpretado e abraço e um bom trabalho a todos.

    Atentamente:
    Carlos Barros


Deixe um comentário

Categorias